domingo, outubro 30, 2005

Cantinho de Auto Ajuda


HUMILDADE

Humilde pensas que és, quando derramas lágrimas diante do sofrimento alheio.
Humilde pensas que és, quando te despojas de parte de teus bens, em prol dos mais necessitados.
Humilde pensas que és, quando na calada da noite, vais ofertar amparo aos que se encontram nos leitos de hospitais.
Amigo, a humildade está muito longe disso. Acredito que, com as atitudes acima, você está ajudando a muitos, a muitos que necessitam de auxílio. Estes gestos não representam caridade, mas pura obrigação dos mais favorecidos para com os menos favorecidos.
Uma lei que deveria ser aprendida e praticada por todos.
Mas não, meu amigo, a humildade anda longe destas tuas louváveis atitudes.
Eu, que sempre pude vivenciar o oposto da humildade em minhas encarnações na Terra, talvez possa te mostrar o que seja humildade.
Quando tive oportunidade de me encontrar nos laços do amor, me perdi nos laços da ambição, da vaidade e do orgulho.
Segui meu caminhos, orientado pelo despotismo, pela vaidade exacerbada e pela ganância de conseguir mais e mais.
Tudo me era possível. Nenhuma porta me era fechada. O ouro tudo abria, e se assim não fosse, a tirania do meu poder abriria por si só.
Pude ver faces dilaceradas pela dor enquanto que, no meu rosto, um sorriso pairava como fruto da conquista.
Conquistas e mais conquistas. E quanto mais eu crescia materialmente, quanto mais eu fortalecia meu trono, mais cresciam meus medos.
Medo de perder tudo.
Medo de não aumentar ainda mais meus bens.
Medo de ficar preso à favores que me pudessem ser difíceis de quitar.
Medo do desconhecido.
Medo e mais medo do futuro.
E você sabe por que, meu amigo?
Porque eu não havia construído nada de concreto dentro de mim.
Nenhuma evolução.
Nenhum conhecimento real da vida.
Nenhuma fé.
Hoje, quitei as dívidas contraídas. E, ainda assim, penso que aprendi pouco. E certezas me levam a prosseguir muito mais adiante em minha evolução.
Preciso ainda, amigo, aprender o verdadeiro sentido de ser humilde.
Talvez um dia, quando minha evolução for tamanha, eu deixe de pensar no que seja ser humilde. E aí então, sem perceber, sem ter a intenção, eu possa ser humilde.

(Imão Adolpho)