domingo, abril 09, 2006

Cantinho dos Livros

DIVALDO PEREIRA FRANCO

Divaldo Pereira Franco nasceu em 5 de maio de 1927, na cidade de Feira de Santana, na Bahia. Filho de Francisco Pereira Franco e Ana Alves Franco (desencarnados), desde a infância que se comunica com os Espíritos. Cursou a Escola Normal Rural de Feira de Santana, recebendo o diploma de professor primário, em 1943.
Aos 18 anos, em 1945, Divaldo mudou-se para Salvador, tendo sido aprovado no concurso para o IPASE (Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado), onde ingressou em 05 de novembro de 1945. Administra a Mansão do Caminho, gigantesca obras social educacional em Salvador, que está atendendo atualmente a 3.000 crianças carentes por dia.
Ainda jovem, foi abalado pela morte de seu irmão mais velho, o que o deixou traumatizado e enfermo. Foram consultados diversos médicos especialistas, sem obter nenhum resultado satisfatório. Foi a mão amiga de dona Ana Ribeiro Borges que o conduziu à Doutrina Espírita, libertando-o do trauma e trazendo a consolação tanto para ele, como para toda a família.
Espírita convicto, fundou o Centro Espírita Caminho da Redenção em 7 de setembro de 1947. Dois anos depois iniciou a sua tarefa de psicografia. Diversas mensagens foram escritas por seu intermédio. Sob a orientação dos Benfeitores Espirituais guardou o que escreveu, até que um dia recebeu a recomendação de que queimasse tudo o que escrevera até ali, pois não passava de simples exercício.
Com a continuação, vieram novas mensagens assinadas por diversos Espíritos, dentre eles, Joanna de Ângelis, que durante muito tempo apresentava-se como "um Espírito Amigo", ocultando-se no anonimato à espera do instante oportuno para se apresentar. Joanna revelou-se como sua orientadora espiritual, escrevendo inúmeras mensagens, num estilo agradável repassado de profunda sabedoria e infinito amor, que conforta as pessoas necessitadas de diretriz espiritual.
Percorreu mais de 1000 cidades, 53 países e 11.000 palestras proferidas. Recebeu quase 600 homenagens, procedentes de Instituições culturais, políticas, universidades, associações beneficentes, núcleos espiritualistas, centros espíritas etc., destacando-se o título de Doutor Honoris Causa em Humanidades pela Universidade do Canadá e, no Brasil, mais de 80 títulos de cidadania.
Em, 1964, Joanna de Ângelis selecionou várias mensagens de sua autoria e enfeixou-as no livro "Messe de Amor", que se tornou o primeiro livro psicografado por Divaldo. Atualmente, o médium é recordista e conta com 175 títulos publicados, incluindo os biográficos que retratam a sua vida e obra. Seis milhões de exemplares (edições e reedições), sendo que cerca de 80 obras foram traduzidas para outros idiomas (francês, inglês, castelhano, polonês, checo, esperanto, alemão, turco, sueco, holandês, albanês italiano e braille)

Fonte: FERNANDES, Washington Luís Nogueira. Atos do Apóstolo Espírita: Conheça um pouco a Vida de Divaldo. São Paulo: Feesp, 2000.

EM ALGUM LUGAR DO FUTURO

EM ALGUM LUGAR DO FUTURO
Autor: Divaldo Franco
Espírito: Eros
Editora: LEAL- Livraria Espírita Alvorada Editora
Páginas: 64

Sinopse: O Autor espiritual, nesta obra, apresenta 25 profundas reflexões em forma de breves estórias de sabedoria oriental, clareadas pelo exemplo de Jesus, servindo para todos que aspiram ao crescimento íntimo e harmonia pessoal.
Prefaciando o delicado livro, escreveu a Autora: "Somos aprendizes da vida, que nos conduz ao porvir libertador. A tradição da sabedoria antiga oferece mestres devotados em toda parte, sempre dispostos para ensino do bem. Pacientes e generosos, a sua palavra orienta e acalma, apontando os roteiros seguros para passos humanos ansiosos..."

O TESOURO

Conta a Mitologia oriental que os deuses se reuniram, a fim de oferecer ao homem o mais valioso tesouro que existe.
Na discussão natural que se estabeleceu, um deles propôs:
- Onde guardaremos esse bem, de modo que o destinatário utilize-o com sabedoria, sem risco de perdê-lo?
Outro, que tinha o hábito de aconselhar, sugeriu:
- Depositemo-lo no fundo do mar, obrigando a criatura a buscá-lo.
Após alguma reflexão, o primeiro redargüiu:
- Não me parece o lugar ideal, porquanto o homem, desenvolvendo a inteligência, construirá um equipamento especial e o encontrará, talvez, antes do tempo.
- Então – sugeriu um outro -, coloquemo-lo no céu...
- O problema permanece – voltou o interrogante a elucidar -. É provável que ele invente um aparelho e alcance o lugar onde o guardamos.
Foi neste momento que o deus da meditação apresentou seu pensamento, dizendo:
- Ponhamo-lo no seu coração, onde ele somente o terá, quando, superando as ambições mundanas, adquira a sabedoria e resolva-se por viajar no rumo da vida íntima, ali encontrando a paz.
A sugestão foi aceita por unanimidade.
Esse tesouro de valo inestimável aguarda, no coração da criatura, pelo momento em que buscado com afinco e sacrifício, enriquece-a, libertando-a de toda aflição.

- Eros* -

(Recebido espiritualmente por Divaldo Pereira Franco - Texto extraído do livro “Em Algum Lugar no Futuro” – Publicado pela LEAL - Livraria Espírita Alvorada Editora).

Notas: * Eros: Benfeitora espiritual que adotou o pseudônimo de EROS (palavra grega que significa amor) para manter-se no anonimato. Teve uma encarnação conhecida no Rio de Janeiro, no século XX.