sexta-feira, julho 07, 2006

Cantinho dos Estudos


COMO REALIZAR O ESTUDO DO EVANGELHO NO LAR?
Disse Jesus: «Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou no meio deles.» (Mateus 18:20)

“Quando o Evangelho penetra no Lar, o coração abre mais facilmente a porta do Mestre Divino.” (Pelo espírito de Emmanuel)


Principais finalidades

A "Reunião do Evangelho no Lar" possibilita atender às orientações de Jesus, porquanto destina-se ao estudo dos Evangelhos, a fim de melhor compreender os seus ensinos e praticá-los.
Permite um momento de comunhão de idéias e sentimentos entre os familiares e Jesus, objetivando a conquista da harmonia da família.
Permite ainda a formação de um ambiente de paz, propício à elevação espiritual.
Na “Reunião do Evangelho no Lar”, sugerimos o estudo metódico do livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo” de Allan Kardec, porque explica claramente inúmeras passagens evangélicas, as quais seriam ininteligíveis sem explicações, lógicas e racionais.
A Reunião do Evangelho no Lar deve revestir-se da maior simplicidade, sem uso de qualquer forma exterior, o que daria um cunho de liturgia e de ritual, incompatíveis com o ensino de Jesus e da Doutrina Espírita.
Para a reunião deve-se obter o consenso dos familiares, convidando-os a estabelecer para tal um dia da semana, qualquer dia, mas sempre o mesmo dia, também se escolherá uma hora, para que no mesmo dia e na mesma hora todos do lar, estejam presentes, evitando-se assim, outro compromisso para aquele dia e hora.

Roteiro sugerido

1. Prece inicial: simples, breve, objetiva, de maneira que, o coração fale mais alto do que as palavras.
2. Leitura: Um estudo em voz alta de pequeno trecho de "O Evangelho Segundo o Espiritismo".
3. Comentar o trecho lido: comentar não é discutir, e sim expor o pensamento de cada um, da maneira que entendeu. Todos devem participar.

4. Vibrações: Efetuar o recolhimento interior e emitir pensamentos e sentimentos elevados em favor dos que sofrem, da paz universal e para harmonização dos lares desajustados. Vibrar para o próprio lar.
5. Prece e encerramento: as mesmas recomendações feitas para a prece inicial.
6. A duração da reunião deverá ser aproximadamente de trinta minutos.

Advertência

As preces, a leitura e as vibrações, devem ser feitas alternadamente pelos presentes.
A "Reunião de Evangelho no Lar" não é uma sessão mediúnica ou de cura. Estas devem ocorrer nas Casas Espíritas.
O uso de velas, flores, toalhas brancas, defumadores, é totalmente desaconselhado, cujo uso passaria a constituir uma cerimônia religiosa, um culto com objetos litúrgicos e um ritual incompatível com a pureza do Cristianismo e da Doutrina Espírita, que não comportam o culto exterior.
A Reunião Evangelho no Lar é, na verdade, uma Escola de Jesus onde se aprende a "Amar o próximo como a nós mesmos" para amar a "Deus sobre todas as coisas".

André Luiz explica

NO LAR

Começar na intimidade do templo doméstico a exemplificação dos princípios que esposa, com sinceridade e firmeza, uniformizando o próprio procedimento, dentro e fora dele.
Fé espírita no clima da família, fonte do Espiritismo no campo social.
Calar todo impulso de cólera ou violência, amoldando-se ao Evangelho de modo a estabelecer a harmonia em si mesmo, perante os outros.
A humildade constrói para a Vida Eterna.
Proporcionar às crianças os fundamentos de uma educação sólida e bem orientada, sem infundir-lhes medo ou fantasias, começando por dar-lhes nomes simples e naturais, evitando a pompa dos nomes famosos, susceptíveis de lhes criar embaraços futuros.
O lar é a escola primeira.
Sempre que possível, converter o santuário familiar em dispensário de socorro aos menos felizes, pela aplicação daquilo que seja menos necessário à mantença doméstica.
A Seara do Cristo não tem fronteira.
Se está sozinho com a sua fé, no recesso do próprio lar, deve o espírita atender fielmente ao testemunho de amor que lhe cabe, lembrando-se de que responderá, em qualquer tempo, pelos princípios que abraça.
A ribalta humana situa-nos sempre no papel que devamos desempenhar.
Ao menos uma vez por semana, formar o culto do Evangelho com todos aqueles que lhe co-participam da fé, estudando a verdade e irradiando o bem, através de preces e comentários em torno da experiência diária à luz dos postulados espíritas.
Quem cultiva o Evangelho em casa, faz da própria casa um templo do Cristo.
Evitar o luxo supérfluo nos aposentos, objetos e costumes, imprimindo em tudo características de naturalidade, desde os hábitos mais singelos até os pormenores arquitetônicos da própria moradia.
Não há verdadeiro clima espírita cristão, sem a presença da simplicidade conosco.
“Aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família e a recompensar seus pais, porque isto é bom e agradável diante de Deus.” — Paulo. (I TIMÓTEO, 5:4.)”

(Pelo Espírito de André Luiz/ Médium Waldo Vieira - In Conduta Espírita)

Joana de Angelis atesta

“Dedica uma das sete noites da semana ao culto do Evangelho no Lar, afim de que Jesus possa pernoitar em tua casa.
Prepara a mesa, coloca água pura, abre o evangelho, distende a mensagem da fé, enlaça a família e ora, Jesus virá em visita.
Quando o Lar se converte em santuário, o crime se recolhe ao museu.
Quando a família ora, Jesus se demora em casa.
Quando os corações se unem no liame da fé, o equilíbrio oferta bênçãos de consolo e saúde derrama vinho de paz para todos.
Jesus no Lar é vida para o Lar.
Não aguardes que o mundo te leve a certeza do bem invariável.
Distende, de sua casa cristã, a luz do Evangelho para o mundo atormentado.
Quando uma família ora em casa, reunida nas blandícias do Evangelho, toda rua recebe o benefício da comunhão com o Alto.
Se alguém num edifício de apartamentos, alça aos Céus a prece da comunhão, em família todo o edifício se beneficia, qual lâmpada ignorada, acesa na ventania.
Não te afastes da linha direcional do Evangelho entre os teus familiares.
Continua orando fiel, estudando com os teus filhos e com aqueles a quem amas, as diretrizes do Mestre e quando possível, debate os problemas que te afligem à luz clara da mensagem de Boa Nova e examina as dificuldades que se perturbam ante a inspiração de Cristo.
Não demandes a rua, nessa noite, senão para os inevitáveis deveres que não possas adiar. Demora-te no lar para que o Divino Hóspede aí também se possa demorar.
E quando as luzes se apagarem à hora do repouso, ora mais uma vez, comungando com Ele, como Ele procura fazer, afim de que, ligado a ti, possas em casa uma vez por semana em sete noites, ter Jesus Contigo.”

(Pelo espírito de Joana de Angelis/ Médium Divaldo P. Franco -29.08.2001)