sexta-feira, novembro 02, 2007

Cantinho da Saúde e Beleza

DOENÇAS CARDIOVASCULARES, INCLUSIVE DO CORAÇÃO (INFARTO)
A MAIOR CAUSA DE MORTES NO MUNDO

O QUE É UM INFARTO?

1- O acúmulo de gordura na artéria coronária causa o seu entupimento, impedindo a chegada do sangue ao coração.

2- A falta de sangue na área afetada faz o músculo entrar em falência.

Estas doenças são resultados de uma alimentação desequilibrada, mas tornam-se uma emergência médica rapidamente. É a principal causa de mortes nos EUA.

Se você tem problemas do coração , precisa estar sob cuidados médicos todo o tempo. Enquanto isso, você pode reverter sua condição , começando imediatamente a eliminar a cafeína, gordura excessivamente saturadas , açúcar , carboidratos refinados , sódio (sal) , álcool e calorias "Se você tem doenças no coração , isso não é mais uma recomendação. É um ultimato".

SINAIS DE ALERTA DE UM ATAQUE DO CORAÇÃO:
- Pressão , dor ligeira ou azia - não necessariamente dor forte- no peito. Muitas vezes aumenta com a atividade e passa com o repouso.
- - Desconforto , aperto , compressão ou volume no peito, em geral durando mais de dois minutos . Leve desconforto pode voltar logo, durar mais tempo ou parecer mais forte a cada vez
- Desconforto nos dentes, maxilar, parte interna do braço( muitas vezes o esquerdo) ou costas.
- Tonteira , desmaios, transpiração, náuseas , falta de ar ou fraqueza.
Se você não tem certeza se o desconforto é resultado de azia ou um ataque cardíaco, responda ao seguinte:

- O desconforto está localizado no centro do peito.?
- Vai e volta repetidamente?
- Aumenta de intensidade?
- Fica mais intenso após algum esforço e depois passa com o descanso?

Se responder sim a qualquer uma destas perguntas, chame uma ambulância ou peça a alguém para lavá-lo a um hospital.

IMPORTANTE: De acordo com dados estatísticos do Ministério da Saúde , 350 mil a 420 mil pacientes brasileiros sobrevivem quando procuram um pronto-socorro assim que começam a sentir os primeiros sintomas de um ataque cardíaco.

LEGUMES/ FRUTAS QUE FAZEM BEM AO CORAÇÃO:
alho, cebola, cenoura e uva.

BEBIDAS QUE FAZ BEM AO CORAÇÃO :
vinho tinto moderadamente , ou seja., meio copo no almoço e no jantar

FATORES DE RISCOS E QUE FAZEM MAL AO CORAÇÃO: CASO TENHA

STRESS: Seja alegre e deixe as preocupações de lado. Faça Ioga/ Meditação. Faz bem ao cérebro, relaxa, emagrece, reduz o stress, alivia as tensões , diminui a ansiedade , acaba com a insônia , combate a hipertensão e a obesidade Além disso aumenta a intuição, a criatividade e retarda o envelhecimento.

O stress triplica o risco de morte em um paciente com alteração coronariana. Sob tensão, os vasos sangüíneos ficam mais permeáveis ao depósito de gordura, o que contribui para entupi-los e levar a um enfarto, conforme estudo da América College of Cardiology , em Nova York.

CUIDADOS COM A MENTE: o National Instituto Aging dos EUA, declara que a perda das faculdades mentais não é um resultado necessariamente esperado do processo de envelhecimento. Apenas o abuso do álcool e drogas pode danificar as células cerebrais e sua mente.- e uma outra coisa : a falta de uso.

A receita é simples, diz o Dr. Lesser : "realize tarefas difíceis para o cérebro resolver, regularmente, como palavras cruzadas, quebra-cabeças, leitura diária, escrever ( cartas para amigos, e parentes, um diário), conversar com crianças e tentar responder suas perguntas. Acostume-se a isso."

SEDENTARISMO:
Ponha seu corpo em movimento, faça aeróbica ( caminhadas/corridas) e exercícios anaeróbicos ( força ) para tórax, braços, pernas e barriga.

Sedentários são oito vezes mais propensos a uma doença coronária do que os que se exercitam regularmente.

Um estudo conduzido pela Universidade de Harvard, nos EUA , mostrou que praticar atividades físicas para controlar as calorias diminui as chances de se ter um derrame cerebral. De acordo com os cientistas , os exercícios reduzem fatores de risco como pressão alta, peso e colesterol. É importante perder pelo menos duas mil calorias por semana.

PRESSÃO ARTERIAL ALTA-( HIPERTENSÃO.) : reduza drasticamente o sal (cloreto de sódio) na alimentação e faça exercícios (caminhadas). O sal favorece a retenção de água no organismo e faz com que a pressão arterial se eleve.

' Molhos e temperos prontos também têm muito sódio(sal) Há temperos que deixam a comida mais saborosa sem riscos para a pressão arterial. Entre eles estão: limão, cebola, alho e cheiro verde.

É sempre melhor ingerir alimentos frescos, mas os congelados são uma boa opção, já que não possuem conservantes. Devem se evitar no entanto, os enlatados porque contêm alto teor de sal, substâncias conservantes.

Alimentos como pepino e chuchu são diuréticos e contribuem para uma dieta que visa baixar a pressão. A uva também baixa a pressão, conforme recente descoberta de cientistas Brasileiros da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CIGARRO.: se não fuma, ótimo. Se fuma, pare imediatamente!

OBESIDADE: Procure emagrecer, pois as gorduras acumuladas na barriga , fazem mal ao coração. Além de provocar doenças cardiovasculares , diabetes e câncer etc.

COLESTEROL RUIM - CUIDADO ELE PODE MATAR..
O risco de problemas cardiovasculares é duplicado quando o nível de colesterol passa de 200 para 300 mg/dl

HÁBITOS PREVENTIVOS PARA A SAÚDE DO CORAÇÃO
Hábitos preventivos reduzem a mortalidade por problemas cardíacos em 20%.

RANKING DOS FATORES DE RISCO.:

Fator Adultos brasileiros que apresentam o problema.

Colesterol elevado ( acima de 200mg/dl *) 42%
Obesidade 32%
Hipertensão arterial (acima de 14 por 9 ) 15%
Diabetes 7,6%
* Miligramas por decilitro, medidas em exames de sangue.

O INIMIGO COLESTEROL (em mg) TEOR DOS ALIMENTOS EM CADA 100g.
OBS: Recomenda-se ingerir , no máximo , 300mg de colesterol por dia.

Gema de ovo - 1.500
Carne de boi - 289
Queijo prato - 190
Bolo - 156
Camarão - 124
Lingüiça de porco 123
Cheeseburguer 50

PARA EVITAR O COLESTEROL- Mantenha o colesterol sob controle.

Deve-se ingerir peixe duas ou três vezes por semana. Os de água salgada fria (salmão, bacalhau, sardinha fresca, cavala) têm maior teor de ômega-3, uma gordura benéfica ao organismo. Uma pesquisa mostrou que esse item é responsável pelo fato de que os esquimós terem baixos índices de doenças cardiovasculares.

Prefira frango à carne vermelha . E restrinja o consumo desta a uma vez por semana ( é uma boa fonte de ferro.)

Melhor grelhar os alimentos e retirar as bordas de gordura. As frituras deixam o alimento mais rico em colesterol e muito calórico - um risco a mais para a obesidade.

Leite desnatado e queijo branco magro (ricota e queijo tipo minas) , têm baixo teor de gordura. A ricota tem outra vantagem: pouco sal. O sabor pode ser melhorado misturando-a com alho.

Os óleos vegetais não contêm colesterol e seu tipo de gordura é monoinsaturada ou seja , reduzem o teor de colesterol ruim no organismo. O óleo de canola em especial, tem alto teor de ômega-3, que tem se mostrado protetor dos vasos sangüíneos e do coração.

Um cálice de vinho, uísque ou uma cerveja por dia aumentam o nível de colesterol bom, o HDL.

Sobremesas à base de ovos e manteiga, como os bolos e doces, são ricas em colesterol e calorias. Uma fatia de bolo de milho , por exemplo, tem cerca de 159 mg de colesterol e 290 calorias. As frutas são a melhor opção de sobremesa.

IMPORTANTE:
EXAMES E CHECK-UPS:
Faça um check-up pelo menos uma vez por ano ou faça uma consulta com seu médico de confiança mesmo que não esteja doente. Previna sempre.

Você quer medir sua idade , ou ter uma boa noção do funcionamento do seu corpo: ele está funcionando num nível mais velho ou mais jovem do que sua idade real?

Faça um exame geral e posteriormente peça estes testes especiais:
1- Capacidade vital
2- Consumo máximo de oxigênio
3- Exame de clareamento creatinínico
4- Teste de tolerância a glicose
5- Exame de anticorpos e
6- - Testes de colesterol e lipídios no sangue.
Peça ao médico para lhe explicar os resultados.
OBS: Faça os exames especiais de 02 em 02 anos.

ACÚMULO DE CÁLCIO É RUIM PARA O CORAÇÃO ( PESQUISAS MÉDICAS)
Os casos de doenças cardíacas podem ser reduzidos pela prevenção de depósitos de cálcio nas artérias do coração.

O alerta foi dado por pesquisadores americanos , que recomendam a produção de mais remédios para combater os depósitos. Segundo eles, o acúmulo de cálcio pode provocar uma maior concentração de gordura , o que leva ao estreitamento das artérias e a ataques cardíacos e derrames. O estudo foi desenvolvido por cientistas do Kaiser Permanent Medical Care Program, na Califórnia.
OBS. A necessidade de cálcio para uma pessoa adulta é de três copos de leite por dia, portanto evite o excesso.

(Medicina & Saúde)

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Obrigada por nos informar sobre coisas tão sérias e tantas vezes esquecidas.
Você sabe escolher os assuntos que nos ajudam, divertem e nos fazem sonhar.
Beijos.

10:09 AM  

Postar um comentário

<< Home