quarta-feira, julho 02, 2008

Cantinho Espírita

ABRIR PORTAS

Diante de uma porta, paro e sinto-me indisposto, na dúvida se devo prosseguir. Algo me causa medo, meu corpo fraqueja como reflexo de minha insegurança. Coloco as mãos no trinco e, quase abro... Hesito... Desisto... porém não posso abandonar esse caminho. Algo também me detém ali. Intuitivamente, sei que ao abrir esta porta, tudo mudará. E é a mudança que me assusta. Se não abro a porta, o vazio torna-se palpável e me desagrada ficar assim.
Sei que abrir a porta significa arregaçar as mangas e recomeçar...
Falta-me força... A vontade de aceitar tal tarefa não é tão grande, a ponto de remover minhas dúvidas e medos.
E é só uma porta que me separa de um futuro de ações, desafios, construção e trabalho.
É só uma porta que ainda me prende no confortável estado de dúvida e inércia...
Ela não é um obstáculo, é antes um escudo que uso para proteger-me, com covardia.
Posso abri-la a qualquer momento!
Uso tal imagem na tentativa de ilustrar e assim despertar a compreensão daqueles que lerem esta mensagem.
E estes são todos que estiverem buscando "abrir portas". Porque quando buscamos compreender o mundo, a vida e a nós mesmos estamos, na verdade, buscando "abrir portas".
E quantas vezes, e em quantas situações nos encontramos diante de uma "porta" e nos sentimos como acima descrevi? Quantas portas se apresentam a nós no decorrer de nossas vidas?
Reencarnar, não é abrir "uma porta"?
Decidir viver, lutar, não é "abrir uma porta"?
Desistir, desesperar, odiar, revoltar-se, suicidar-se, entregar-se ao desânimo e ao descrédito, não é "fechar uma porta"?
Sempre nos vemos diante das portas que podemos abrir ou fechar, não é?
E é preciso refletir muito sobre uma ou outra atitude.
Porém, posso dizer-lhes que tão difícil ou até mesmo mais angustiante, é "abrir a porta e depois querer "fechá-la"... Para isso, é preciso dar passos para trás, pisar sobre os passos dados para a frente... E o que se viu depois de abri-la, jamais sairá do pensamento, mesmo que consiga fechá-la.
A porta do conhecimento também funciona assim. Depois de abri-la pode-se tentar ignorar o que se viu, porém já está visto.
Você abriu uma porta? Siga em frente, essa é a lei. E o faça com responsabilidade, coragem e seriedade porque ela não se fechará jamais.
Não opte pelo vazio de ficar parado diante desta porta, porém, ao abri-la, assuma as descobertas que fizer e trilhe os caminhos que encontrar...

(Um irmão de luz)