domingo, novembro 23, 2008

Cantinho dos Animais

CHIHUAHUA

Nome original:Chihuahue
País de origem: México
Cães de companhia - Chihuahua
Não é reconhecida oficialmente
Esta raça está extinta
Grupo FCI: 9
Grupo AKC: 5
Porte: Miniatura
Temperamento: Balanceado
Treinabilidade: Teimoso
Grau de Proteção: Baixo
Espaço Necessário: Pequeno
Altura Mínima: 16 cm
Altura Máxima: 20 cm
Peso Mínimo: 0.9 Kg
Peso Máximo: 2.7 Kg
Nível de Energia: Médio
Duração Exercícios Diários: 20 min.
Cor: todas
Tipo de Pêlo: Curto ou longo
Troca de Pêlo: Mínima
Necessidade de Tosa: Não


CARACTERÍSTICAS

O Chihuahua, o menor cão do mundo, é extremamente inteligente, afetuoso e possessivo. É considerado pela maioria das pessoas um cachorrinho de colo, mas revela-se um excelente cão de alerta em miniatura.

Existem duas variedades de Chihuahua: a de pêlo curto e a de pêlo longo. Nenhuma delas requer cuidados especiais com a pelagem: uma rápida escovação diária é suficiente para manter os pêlos brilhantes e macios.

Os Chihuahuas podem ter várias cores e são conhecidos pelas suas grandes orelhas em pé. Filhotes de chihuahuas às vezes são confundidos com hamsters por causa das suas caras apertadas, tamanho extremamente pequeno e pêlo claro.

De porte pequeno, o Chihuahua adapta-se perfeitamente a espaços pequenos e não precisa de muitos exercícios. É uma raça que exige poucos custos de manutenção.

São conhecidos pela sua personalidade e lealdade, mas não são recomendáveis para as crianças por causa do seu tamanho e pela fragilidade. No entanto, sua agilidade, inteligência e tamanho os fazem adaptáveis a vários ambientes, inclusive cidades e apartamentos. Negativamente, podem estar propensos a serem cortiçosos e muito nervosos. Muitos Chihuahua tendem a focalizar seu amor e devoção à uma pessoa apenas, tornando-se extremamente ciumentos aos relacionamentos daquela pessoa. Por fim, os Chihuahua tem um temperamento dócil. Resumindo o Chihuahua é um cão esperto, alerta, inquieto e muito valente.


HISTÓRICO

O menor cão do mundo recebeu o nome do estado de Chihuahua, no México. Acredita-se que o Chihuahua tenha sido o cão sagrado dos astecas. Mas sabe-se que no Egito, há cerca de 3 mil anos, já existia um cão bastante similar ao Chihuahua. Em 1910, foram encontrados dentro de uma tumba egípcia os restos mumificados de um pequenino cão cujo crânio tinha o formato característico de um Chihuahua.

Na Capela Sistina, um dos afrescos pintados por Botticelli no século XV mostra um cão muito similar ao Chihuahua. Esses primeiros exemplares da raça tinham orelhas maiores e tinham o porte mais avantajado que o Chihuahua que atualmente conhecemos.

DESCRIÇÃO

A estatura está compreendida entre 16-20cm (mini) e é proporcional ao peso, que vai de 1,0 a 15,5 kg. Os tamanhos menores são os mais apreciados. Tem um crânio em forma de maçã, com o focinho curto e pontudo, olhos redondos; orelhas grandes que se erguem quando alerta; corpo compacto, mais comprido do que alto; cauda mantida curvada sobre o dorso ou de lado. As cores mais freqüentes são o fulvo-claro, o areia, o marrom, o prateado e o azul-aço; a pelagem pode ser unicolor ou malhada.


SAÚDE

Essa raça requer atenção de um bom veterinário em áreas como o nascimento e cuidado dental. Também são propensos à algumas anomalias genéticas, muitas vezes neurológicas, como convulsões e luxações na rótula. São sensíveis a infecções no olho. Também são conhecidos por terem buracos no crânio.

(Texto retirado do PetShop)