quarta-feira, setembro 28, 2005

Um pedacinho de Salvador

ELEVADOR LACERDA

O Elevador Lacerda, um dos cartões postais mais famosos de Salvador

O primeiro elevador teve origem no “Guindaste da Praça”, sendo as obras de transformação iniciadas em 1869 e concluídas em 1873, com a sua inauguração. Criado pelo comerciante Antonio de Lacerda, idealizador da Companhia de Transportes Urbanos, primeira operadora de trenas de Salvador, o Elevador Hidráulico da Conceição, conhecido também como Elevador do Parafuso, passou a estruturar a mobilidade entre a Cidade Alta e Cidade Baixa, constituindo-se no principal meio de transporte entre os dois ambientes urbanos.
Em 1896, o elevado passou a denominar-se Elevador Lacerda e, em 7 de setembro de 1930, passou por uma reforma, que substituiu as duas cabinas com capacidade para 23 passageiros por quatro novas cabinas com capacidade para 27 passageiros cada. Foi também substituído o sistema de alimentação hidráulico por elétrico. Com o uso do transporte público por carruagem de ferro constituíram-se ambientes de transbordo dos dois sistemas que trabalhavam independentemente (Rede de Bondes da Cidade Baixa – Companhia Veículos Econômicos e Rede de Bondes da Cidade Alta – Companhia de Transportes Urbanos, Companhia Circular Carris da Bahia).
No começo do século XX, o espólio da Companhia de Transportes Urbanos e da Empresa Lacerda & Irmãos, passou para a Linha Circular Carris da Bahia. Em 24 de outubro de 1955, o então prefeito Hélio Machado, baixou um decreto de encampação da Companhia Circular Carris da Bahia, e criou o Serviço Municipal de Transporte Coletivo – SMTC. Em março de 1979 com a criação da Empresa de Transportes de Salvador – TRANSUR, o patrimônio da SMTC foi incorporado a essa empresa.
o início da década de 80, o Elevador Lacerda passou por uma revisão de toda estrutura de concreto e, em 1997 foi realizada uma revisão de todos os equipamentos elétricos e eletro-eletrônicos pela empresa OTIS, estando garantido o seu funcionamento de acordo com os rigorosos padrões internacionais de operação.
Atualmente os ascensores são gerenciados pela STP (Superintendência de Transporte Público) autarquia vinculada à SMTU ( Secretaria Municipal de Transportes Urbanos),sendo o Lacerda o mais importante deles, apresentando as seguintes características:
- 191 pés de altura (72 metros) e duas torres – uma que sai da rocha e perfura a Ladeira da Montanha – equilibrando as cabines e a outra mais visível se articula `a primeira, descendo até o nível da Cidade Baixa;
- Quatro cabines que transportam 128 pessoas em cada viagem;
- Demanda média mensal - 754.534 passageiros.
- Velocidade máxima por viagem - 22 segundos.
- Horário de funcionamento - 24 horas.

STP (Superintendência de Transporte Público)