domingo, novembro 20, 2005

Datas Comemorativas

20 DE NOVEMBRO
DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A partir de toda essa crueldade e injustiça, que vitimou milhões de negros, surgiram os movimentos de resistência chamados de quilombos.Por volta de 1590/ 1600: Os Negros, depois de uma rebelião sangrenta, fugidos do trabalho escravo, nos engenhos de açúcar de Pernambuco, fundaram, na serra da Barriga, o quilombo de Palmares. Ali população cada dia aumentava mais, chegaram a 30 mil mais ou menos. O escravos fizeram de Palmares a "Terra da Promissão", o "Estado Livre".Em 1655, nasceu Zumbi, num dos mocambos de Palmares.
O padre criou o menino, batizando.O padre tinha grande admiração pelo negrinho e se refere a ele em uma carta como "dono de um engenho jamais imaginado na sua raça e que bem poucas vezes encontrara em brancos." Francisco fugiu da casa do padre, aos 15 anos , regressou a Palmares e mudou de nome passando a se chamar Zumbi. Não se sabe o verdadeiro significado de seu nome.Em 1675, na luta contra os soldados portugueses, comandados pelo Sargento-mor Manuel Lopes, Zumbi revela-se grande guerreiro e organizador militar. A história destacou os nomes de Zumbi e Ganga Zumba.
Depois de sérias perdas suportadas pelos palmarinos, Pedro de Almeida, Governador da capitania de Pernambuco, propôs ao chefe Ganga Zumba a paz e a alforria para todos os escravos, refugiados em quilombos.Zumbi foi contra, não admitia que uns negros fossem libertos e outros continuassem escravos.
Em 1694, Domingos Jorge Velho e Vieira de Mello, apoiados pela artilharia, comandaram o ataque final contra a Cerca do Macaco, principal mocambo de Palmares. Zumbi levou dois tiros e caiu em um desfiladeiro.Por ter desaparecido durante algum tempo, foi criada a lenda do herói Zumbi que se suicidou para esquivar-se da reescravização.
Mas, em 1695, Zumbi voltou a Pernambuco, para reiniciar o combate , provando que estava vivo. Em 20 de novembro de 1695, Zumbi foi morto, traído pelo amigo e comandado, Antônio Soares, que em troca de sua liberdade revelou o esconderijo do grande lider. Zumbi foi degolado e sua cabeça transportada para Recife onde ficou pendurada em local público até a sua completa decomposição.A História de Zumbi é um rico episódio da luta contra o racismo e a escravatura.

Fonte: Velhos amigos