terça-feira, julho 11, 2006

Cantinho de Auto Ajuda


QUEIME A PONTE QUE ACABOU DE ATRAVESSAR
Quantas pessoas se tornam obsessoras de si mesmas por agarrarem-se à fatos do passado. E o mais curioso é que não se ligam à boas lembranças, como por exemplo, a hora do nascimento do filho, aos momentos de alegria vividos em família, às brincadeiras da infância...

A nossa tendência negativa nos leva a gravar em nossa tela mental , imagens de sofrimentos que certamente apenas nos apareceram como sinalizadores de algo que precisava mudar. O que nos falta entender é que não se constrói um futuro e não se vive um presente, embasado em um passado que não mais existe. Deixou marcas? Tudo bem, sempre elas ficam, mas que as nossas cicatrizes sejam para lembrar nossos limites, nunca para ficarmos remexendo, fazendo-as sangrar.

Lembrando a frase inicial, contida nos ensinamentos sábios do Mestre Taniguchi, eu quero falar de nossos fantasmas ( medos) que nós cultivamos por apego. No meu modo de ver, nós só não conseguimos "crescer" mais, ascensionar devidamente em nossa caminhada terrena, porque sempre estamos deixando um caminho aberto para voltar, "se não der certo".

Todo empreendimento, seja ele material ou espiritual, tem que ser levado adiante como se disso dependesse nossa própria existência. É claro, obedecendo a limitação das leis, de ambos os lados. Mas dizendo isso, eu quero me reportar obviamente à persistência.

Se em cada problema ( que já vem para nos alavancar ) nós tivermos o caminho de retorno preparado, vai ser muito difícil chegar lá. Porém, se ao passarmos pela ponte, mesmo sabendo das dificuldades que poderão estar nos esperando do outro lado, nós a derrubarmos, não haverá como retroceder. E não havendo caminho de volta, acharemos dentro de nós, força, coragem e sabedoria para encontrar soluções e seguir em frente.

Essa força existe dentro de cada criatura humana. Às vezes escondida atrás de medos e inseguranças, mas latente, pronta para ser usada. É um atributo do nosso espírito imortal, de nossa Centelha Divina e portanto tudo o que sobrepormos a ela, serão apenas máscaras e não realidades.

A realização pessoal de cada ser, não depende de mais ninguém a não ser dele mesmo. Acredite nisso!

(Leni W. Saviscki)