domingo, agosto 20, 2006

Notícia

DIA DA MAÇONARIA
Lei sancionada pelo governador teve autoria de sete deputados
(28/06/2006 - 10:55)

O dia 20 de agosto agora é uma data especial do calendário oficial do Estado de Roraima: é o Dia da Maçonaria. A Lei no 549/06 foi sancionada no final da tarde desta terça-feira (27) pelo governador Ottomar Pinto (PSDB), durante solenidade no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos.

O Projeto de Lei teve origem na Assembléia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e foi assinado por sete deputados estaduais: Berinho Bantim (PSL), Chico Guerra (PSDB), Vantan Praxedes (Prona), Gute Brasil (PSB), Raul Lima (PMDB), Naldo da Loteria (PFL) e Flávio Chaves (PV). Levada a votação no Plenário, a matéria foi aprovada por unanimidade no dia 14 deste mês.

Presente à solenidade de sanção da Lei, O deputado Vantan Praxedes disse que, pela característica de trabalhar pelo bem comum das pessoas, a Maçonaria já merecia essa homenagem.

“Não resta dúvida que a Maçonaria já merecia essa justa homenagem pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Roraima no que tange aos preceitos da fraternidade, igualdade e liberdade, aliados aos bons exemplos de companheirismo e a preocupação constante em estabelecer o filantropismo”, afirmou.

Para o grão-mestre da Grande Loja Maçônica de Roraima, Ademir Pinheiro Viana, a Lei que institui o Dia da Maçonaria é mais um reconhecimento ao trabalho realizado pela entidade no Estado.

“É um reconhecimento do Governo do Estado pelos serviços que a Maçonaria tem realizado em Roraima, desde o princípio, sem esperar nada em troca, assim como temos feito em todos os demais Estados brasileiros e outros países onde atuamos. Estamos felizes e agradecidos pela homenagem”, disse.

De acordo com o governador Ottomar Pinto, a partir da assinatura da Lei 549, a data de 20 de agosto passa a ser respeitada como o Dia da Maçonaria, inclusive com menções festivas nas instituições de ensino do Estado, seja nas escolas ou nas Universidades Estadual (UERR) e Virtual (Univir) de Roraima.

“A Maçonaria, onde quer que esteja presente, é sempre símbolo de bons serviços em favor do social e aqui em Roraima não tem sido diferente. Por esse motivo, a partir dessa Lei, o Dia da Maçonaria será lembrado festivamente em Roraima não apenas pela própria entidade, mas também pelo Governo do Estado e as instituições de ensino”, considerou.

(Texto, revisão e atualização: Wirismar Ramos- Assembléia Legislativa do Estado de Roraima)