sábado, janeiro 27, 2007

Cantinho da Poesia

SE...

Se dois e dois são quatro,
por que o meu troco está errado?
Se eu dei cinco moedas,
por que só devolveram-me metade de uma?
Se você nunca estudou genética,
por que vem agora discutir a vida e a saúde?
Se a engenharia nuclear só discute a morte,
por que as ciências estão querendo
alcançar o vírus do HIV?
Se o destino sou eu quem faz,
por que será a minha preocupação em
antecipá-lo, através das cartas ou búzios?
Se para falar com Deus é necessário reclusão absoluta
por que é que os detentos
distam tanto de Deus,
se o sol nasce para todos?
Por que há tantos que sequer notam
os raios solares invadirem
os seus lares todos os dias?
Se pensa que não sabe orar,
por que não levanta-se da cama cantando
a mais bela canção do dia?
Se pensa ainda que fraquejou,
por que não se envolve em projetos
arrojados e não faz deles os seus
livros de cabeceira?
Se pensa em desistir
por que não ocupa a sua cabeça,
as suas mãos e os seus pés?
Se do trabalho corre, às léguas,
por que veio aqui parar?
Se pensou um dia em descansar
por que pediu para regressar?
Se pensa forte meu irmão,
por que quer fraquejar?
Se a lei da vida é a morte
por que morrer sem antes a vida levar?
Se me levas vida leve
porque sem leveza morrerás
Se morreres leve vida
porque o mistério continuará.
Se souberes de um só desfecho
Porque mistérios não encontrarás.
Se a vida só te deu a morte
Porque vida sempre será.

(Irmão João Paiva Neto)