terça-feira, setembro 11, 2007

Notícia

EUA FAZEM MINUTO DE SILÊNCIO POR VÍTIMAS DO 11/9


A cidade de Nova York e o resto dos Estados Unidos fizeram hoje um minuto de silêncio para lembrar as vítimas dos ataques terroristas da Al Qaeda em 11 de setembro de 2001. Ao mesmo tempo, no jardim da Casa Branca, em Washington, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, participou da homenagem, como ocorreu no resto do país.

Em Nova York, as cerimônias em lembrança da memória das vítimas do ataque terrorista da Al-Qaeda ocorrem no parque Zuccotti, uma área próxima ao Marco Zero do sul de Manhattan, e contam com a participação do prefeito da cidade, Michael Bloomberg, assim como dos parentes dos mais de 2,7 mil mortos.

"Nesse dia, nos sentimos isolados, mas não sozinhos", disse Bloomberg, ao término do tributo. Os nomes de todas as vítimas foram lidos como acontece nas cerimônias anuais desde 2001

Bloomberg disse a familiares de vítimas que "ainda estamos aqui perto de vocês". Sob chuva, a cerimônia contou com a participação de pessoas vestidas de preto.

Cerimônias semelhantes acontecem em Washington, onde o Pentágono foi atacado por um terceiro avião, e em Shanksville, na Pensilvânia, onde uma quarta aeronave caiu depois que passageiros lutaram contra os sequestradores naquele dia.

O 11 de setembro voltou a cair em uma terça-feira pela primeira vez desde 2001.

Enquanto os norte-americanos lembravam a data com luto, a rede Al-Qaeda divulgou uma outra gravação, seguindo-se a uma de Osama Bin Laden da semana passada, em que convocava a população do país a adotar o islamismo para evitar guerras.

Com agências internacionais

(Redação Terra)