Datas Comemorativas
DIA DAS AVES
As aves são expressão de liberdade e simbolizam o maior sonho do homem: voar. Além de polinizadoras de plantas, elas despertam a nossa curiosidade por suas peculiaridades, pela beleza de suas penas coloridas, pelo canto e pela diversidade de espécies. Só no Brasil, são mais de 1500 espécies.
As aves surgiram a partir de um grupo de dinossauros voadores. Para produzir menos atrito com o ar e desta forma voar, elas possuem o peito em formato de quilha. Além disso, não possuem dentes, para que o crânio também seja leve; não acumulam excrementos, que são incomodamente liberados o tempo todo; e seus ossos são bastante leves (pneumáticos). No entanto, nem todas as aves voam.
A maior ave conhecida é o Avestruz, que não voa, mas corre em alta velocidade e chega a pesar até 125 quilos. A menor ave conhecida é uma espécie de colibri, chamado Besourinho de Cuba e pesa cerca de 1,6 gramas.
Aves como a coruja são sinal de sabedoria para algumas culturas e de mau agouro para outras. A cegonha, dizem, é que traz os bebês para as mamães e dizem que ter um ninho de cegonha no telhado da casa traz sorte.
Algumas aves, que despertam muito interesse por causa da plumagem ou do canto, agora estão em extinção. É o caso da ararinha azul, do gavião-real (maior ave de rapina do mundo), do papagaio do peito roxo e do urubu-rei.
Fonte: UFGNet
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home