domingo, novembro 27, 2005

Datas Comemorativas

27 DE NOVEMBRO
DIA NACIONAL DO COMBATE AO CÂNCER

O câncer representa hoje a segunda causa de morte por doença no Brasil. Entretanto, o seu controle começa bem antes do tratamento nas unidades assistenciais de saúde em todo o país. Ele passa pela pesquisa, ensino e principalmente, pela prevenção e detecção precoce.
O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi criado em 1988, no Dia 27 de novembro, com objetivo de conscientizar a sociedade dos aspectos sociais e educativos da doença.O Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer, desenvolve ações educativas para informar à população sobre os fatores que estão relacionados ao surgimento da doença. Entre estas ações, destaca-se a celebração de datas comemorativas, captando o apoio da mídia para a prevenção do mesmo.

PRINCIPAIS FATORES DE RISCO
TABAGISMO -Fumar é a principal causa evitável de doenças e mortes em todo o mundo.
Atualmente, o tabaco causa mais mortes no mundo do que a soma dos óbitos causados por Aids, cocaína, heroína, álcool, incêndios, acidentes de automóvel e suicídios.
COMPONENTES DO CIGARRO -Na fumaça do cigarro existem cerca de 4700 substâncias tóxicas. Dentre elas, as principais são:
- Nicotina droga que causa dependência química;
- Monóxido de carbono o mesmo gás tóxico que sai do cano de descarga de automóveis, e que reduz a oxigenação dos tecidos do corpo;
- Alcatrão um dos mais potentes cancerígenos que o ser humano introduz voluntariamente no organismo
RADIAÇÕES SOLARES -A exposição excessiva ao sol é uma das principais causas de câncer de pele. São os raios ultravioleta tipo B do sol que atingem as camadas mais profundas da pele e podem alterar as células. O excesso de sol na infância e juventude vai provocar envelhecimento na pele e aumentar o risco de câncer.
ÁLCOOL -Como qualquer outra droga, pode causar dependência e modificar o comportamento. Está associado a 65% dos acidentes de trânsito e causa várias doenças, entre elas, o câncer, principalmente na boca, esôfago, faringe, fígado, laringe, mama e intestino.
ALIMENTAÇÃO INADEQUADA -Uma alimentação rica em gorduras e calorias, quando consumida com muita frequência, cria no organismo um ambiente propício ao desenvolvimento do câncer e doenças cardiovasculares.

Fonte: Cedi, Soleis