terça-feira, novembro 22, 2005

Cantinho Espírita


REFLEXÕES SOBRE O TEMPO
Por que te preocupas tanto com o amanhã?
Por que estás sempre a perguntar: "O que farei amanhã?" "O que será de meu próximo dia?"
Sempre teus pensamentos se voltam para o depois.
Cá estou, para refletirmos um pouco sobre o significado que o tempo possui em nossas vidas.
Para que tudo fique mais claro, faz-se necessário reportarmo-nos À criação do tempo cronológico. O homem, em determinado momento de sua vida, precisou marcar seu tempo. Em primeira instância, fez-se o cronograma em função da necessidade de uma organização de suas atividades.
Com o passar dos anos, o que poderia ter-se tornado um veículo de ordenação, tornou-se um senhor. Um senhor que dita normas e pisa sobre as sensações. O tempo biológico, o instinto, não possui mais lugar. Nas últimas gerações, a própria manifestação já não existe; os seres vêm à Terra, sem poder manifestar seus sentimentos.
Toda estrutura, desde a mais tenra infância, leva a uma automatização interior. O homem passa a ser servo do tempo instituído.
Mas voltemos à nossa pergunta: Por que tanta preocupação com o amanhã? Levarás contigo aquilo que conquistares?
Meu amigo, sem dúvida, levarás contigo daquilo que cultivares. Mas o que cultivastes? Riquezas, desamores, rancores, pressa, angústia, ganância, enfim, um rol de afazeres e conquistas? E então, de que te serviu o amanhã?
Sabe, meu amigo, do tempo presente faz-se o amanhã. Este é o único tempo com que devias te preocupar. Se te ativeres somente a ele, teu caminho estará trilhado no amanhã. Como te fizeres hoje, serás amanhã.
Experimente viver o teu dia pensando somente em construí-lo, naquele momento. Faças com perfeição, da melhor forma, tudo aquilo que te propuseres. Adotando este modo de ver os fatos, saberás lidar com os infortúnios, de uma nova forma.
Com certeza, teus dias serão diferentes e menos pesarosos. Não serás mais servo do cronômetro; farás uso dele como teu auxiliar. Assim, o amanhã será para ti não mais o objetivo, mas a decorrência do tempo presente. Tuas riquezas serão tuas; materialmente criarás, espiritualmente irás angariar para ti, o sentido da vida. O tempo não se limitará, será único e ultrapassará as barreiras que os homens criaram.
Um fio tênue interligará tua vida.

(Um irmão de luz)