segunda-feira, janeiro 02, 2006

Cantinho das Mensagens


Meus queridos, digo-lhes simplesmente que a maior caridade é acreditar no seu semelhante.
Acreditar que dentro de cada um existe um potencial divino.
Olhar para o próximo e ver nele a alegria, mesmo quando ele não a expressa no rosto.
Ouví-lo, acolhendo o que ele diz com afeto e compreensão, mesmo quando suas palavras não são tão belas quanto os melhores sentimentos.
Acolhê-lo, com vontade de entendê-lo, ainda que as situações da vida façam com que ele esteja sem condições de entender a si próprio.
Falar-lhe, selecionando as melhores palavras, aquelas que não dependem da riqueza do vocabulário.
Acreditar com simplicidade, que tudo isso que você oferece também está nele, e é nela (a simplicidade) que se encontra a verdade. Se puder estender-lhe a mão, faça-o acreditando que essa sua ajuda não será permanente, mas apenas momentânea. Porque tem a certeza de que este ser é capaz de levantar-se sozinho.
Se quiser prover-lhe as necessidades materiais, faça-o sem pena, mas acreditando e querendo que ele seja capaz de conseguir suprí-las com seu próprio talento, com sua capacidade.
Caridade, olhar cheio de confiança, de afeto e de compreensão. É simples e é possível! Só é preciso distanciar-se das idéias rebuscadas, da mera compreensão racional. Isto sim, nos distancia da simplicidade do ser e do sentir verdadeiros.
Ajude aos outros, sem precisar que eles permaneçam necessitados. Dê-lhes aquilo que todos precisam para descobrirem-se fortes, capazes e amados. Dê-lhes aquilo que se encontra dentro de você. Aquilo que você pode fazer por você mesmo.
É possível, basta acreditar!

(Um irmão de luz)