sexta-feira, março 03, 2006

Cantinho de Auto Ajuda

O ÁRDUO CAMINHO DA FELICIDADE...

Quem quer ser feliz, levante a mão!

Eu, sinceramente, quando descobrir como trilhar o árduo caminho da felicidade vou escrever um livro. Talvez nem seja nesta vida... Afinal de contas, trilhar esse caminho exige muita determinação e muita, mas muita perseverança.
Acontece que todos nós procuramos a tal felicidade, mas não nos damos conta do caminho a ser trilhado. Muitos possuem uma fórmula infalível para o sucesso, a prosperidade e sobre a melhor maneira para ser feliz nessa vida. Para tal existem várias maneiras e várias doutrinas usadas. Cada uma atinge um coração. Existe a doutrina Cristã, a Evangélica, a Católica, a Budista, a linha Esotérica, Espiritualista e todas, sem exceção, falam das leis universais. Falam em como praticar o bem sem olhar a quem, em dar a outra face, em amar o próximo como a si mesmo. Embora cada uma em sua linguagem, as leis são sempre as mesmas, todas leis do universo.
Eu quero, aqui, fazer uma reflexão no sentido de como uma pessoa leiga, na prática dessas leis universais, poderia trilhar esse caminho para ser feliz.
Todos os livros de auto-ajuda invocam palavras de fé, de altruísmo, desprendimento e esperança. Chavões do tipo: Seja Feliz! Tudo depende de você! Muitas vezes já me peguei dizendo e escrevendo isso (acredito nisso, inclusive). Muito bem, mas como colocar tudo isso em prática? Deve ser a pergunta de muitos de vocês... Como a felicidade depende só de mim? Não consigo enxergar isso, a minha ficha não cai... O que esses livros dizem que não consigo colocar em prática seus ensinamentos?
Luto tanto para ser feliz. Vou a palestras, faço curso de tarô, baralho cigano; estudo numerologia, runas, radiestesia; não perco nenhum workshop de cabala e não consigo ser feliz (quanto mais rezo, mais assombração aparece). Nada dá certo em minha vida, estou sempre às voltas com problemas. Quando penso que encontrei algo de bom, esse algo me escapa das mãos...
Aí vem a depressão, desânimo, angústia, ansiedade, crise nervosa, pânico (lembre-se de que esses sentimentos são tudo o que as trevas precisam para levar você para o insucesso e infelicidade). Aproximam-se de você pessoas derrotadas, inseguras, pessimistas. Pessoas que irão querer usá-lo(a) com o intuito de roubar a sua energia (a isso chamamos vampirismo e acreditem: isso existe!)
Meus amigos, aí que entram as partes árduas do caminho da felicidade. Muito fácil seria se tivéssemos uma receita de bolo: uma xícara de perseverança, três colheres de fé... Para no desespero de uma crise, de uma mágoa, tomar três vezes ao dia. E, pronto, tudo se resolvesse...
Mas não se trata disso. Nesse caminho, como em tudo na nossa vida, são necessários 90% de transpiração e 10% de inspiração. Acrescente nessa inspiração, determinação, perseverança, dedicação, desprendimento, fé, coragem, humildade e muita paciência. O tempo do universo é muito diferente do nosso tempo, terreno. Portanto, não se angustie se as coisas demoram a acontecer.
Sinto informá-lo(a), mas muitas vezes você levará anos para encontrar essa felicidade, pois ela consistirá em muito trabalho. Você terá que cair e aprender a levantar-se; irão magoá-lo(a), irão invejá-lo(a) muitas e muitas vezes; você irá magoar outros, também. O caminho é de mão dupla, mas não existirá outro jeito a não ser o de segui-lo.
Portanto, quando disserem “a felicidade depende de você”, você terá que ir atrás. Ninguém mostrará o melhor caminho; muitas vezes até irão querer confundi-lo. Existirão falsos profetas do bem que irão querer que você trilhe o caminho das trevas e caberá a você, e só a você, identificá-los. Não se preocupe, você saberá como (o seu mestre interior lhe dirá se esse caminho é bom ou não). Um exemplo típico é o de quando você toma uma atitude qualquer, às vezes por impulso ou influenciado por alguém, e lá no seu interior fica uma voz repetindo "Foi mal!". Nunca lhe aconteceu isso? Pense bem.
Nunca existirá um tempo determinado para ser feliz. Muitos descobrem a felicidade rapidamente; outros levarão anos tentando. Muitos aprenderão com suavidade e tranqüilidade; outros aprenderão dando cabeçadas.
O bom disso é que nós sempre atingiremos o objetivo de sermos felizes e caminharemos tentando. Cada um de nós terá que tentar individualmente, à sua maneira. Não existe outro jeito a não ser pela prática e experiência de vida. Quantos de nós já não ouvimos alguém dizer: "Se eu fosse mais jovem com a experiência que tenho hoje!" Pois é. A vida nos ensina com o tempo, com os erros e acertos.
Livros de auto-ajuda são de grande valia para que você consiga dar o start em sua vida, mas depende de você fazer com que as fichas caiam. Depende de você seguir essa ou aquela doutrina, ou até nenhuma. A escolha é sempre sua! Se você é feliz indo à missa aos domingos pela manhã, ouvindo o culto aos sábados à noite, no rito de candomblé às sextas-feiras, isso basta! Só não se deixe levar por falsos profetas que prosperam às custas das suas dificuldades para discernir o bem do mal.
Depende de você querer acreditar em mudar a sua vida totalmente, em não ficar esperando que alguém lhe diga como. Ninguém irá lhe dizer. Você vai ter que descobrir.
Mas não se esqueça: 90% será transpiração e 10% inspiração.

Muita Paz.

(Nelson Sganzerla)