domingo, março 12, 2006

Datas Comemorativas

12 DE MARÇO
DIA NACIONAL DO BIBLIOTECÁRIO

O dia do Bibliotecário é comemorado em homenagem ao Engenheiro e Bibliotecário por vocação, Manuel Bastos Tigre. Nascido em 12 de marco de 1882 e formado em Engenharia, sua vocação pela biblioteconomia se revelou quando ele foi para os Estados Unidos fazer aperfeiçoamento em eletricidade. Foi lá que ele conheceu o bibliotecário Melvil Dewey e, aos 33 anos de idade, largou a Engenharia para trabalhar com Biblioteconomia.
Prestou concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro e se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal. Em 1945, foi transferido para a Biblioteca Nacional e em 1947, assumiu a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil.
O Bibliotecário é aquele que administra bancos de dados e se responsabiliza por classificar armazenar informações. Ele também é responsável pela orientação do público que freqüenta a biblioteca, disponibilizam informações sobre livros, trabalham com documentação e arquivamento, desenvolvem recursos informacionais para facilitar a busca pelo livro ou arquivo e desenvolvem ações educativas que visam estimular o interesse pelos livros.

Anel de Grau e Símbolo do Bibliotecário:

Pedra: Ametista
Símbolo: Lâmpada de Aladim e um Livro aberto
Ametista: pedra preciosa de cor violeta. É a pedra da amizade, reforça a memória.
Lâmpada de Aladim: desde a antiguidade simboliza a perene vigília, a atividade intelectual, o árduo trabalho das especulações lítero-científicas.
Livro aberto: simboliza o oferecimento da educação e da cultura.
Obs: o anel deve ser confeccionado em ouro, tendo lateralmente fixados os símbolos, em platina para ficarem em relevo.

Fonte: CEDI - Câmara dos Deputados, Soleis