sexta-feira, abril 21, 2006

Datas Comemorativas

21 DE ABRIL
DIA DE GLORIFICAÇÃO DE TIRADENTES

Joaquim José da Silva Xavier, o "Tiradentes", foi o primeiro grande mártir da Independência do Brasil. Nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José (hoje Tiradentes) e São João Del Rei, Minas Gerais. Seu pai era um pequeno fazendeiro. Ficou órfão aos 11 anos; foi mascate, pesquisou mineral, foi médico prático.

Tornou-se também conhecido, na sua época, na então capitania, por sua habilidade com que arrancava e colocava novos dentes feitos por ele mesmo, com grande arte. Sobre sua vida militar, sabe-se que pertenceu ao Regimento de Dragões de Minas Gerais. Ficou no posto de alferes, comandando uma patrulha de ronda do mato, prendendo ladrões e assassinos.

No final do século XVIII, os colonos portugueses viam-se movidos por um ideal de autonomia. O ouro já não era tão abundante, mas a Metrópole continuava a exigir pesados impostos. Com a influência da bem-sucedida Independência dos Estados Unidos e o esclarecimento dos brasileiros que traziam da Europa os ideais iluministas de liberdade, igualdade e fraternidade, começou a elaboração de uma Conjuração, a ser deflagrada no dia da cobrança dos impostos (a conhecida "derrama").

Militares, escritores de renome, poetas famosos, magistrados e sacerdotes tomaram parte nos planos de rebelião. Entre eles, Tiradentes. Inconfidência Mineira foi o nome pelo qual ficou conhecido o movimento rebelde que ficou apenas em teoria, pois não chegou a se realizar.

Em março de 1789, o coronel Joaquim Silvério dos Reis, talvez o homem mais endividado da capitania, traiu seus companheiros e denunciou o movimento, em troca do perdão de suas dívidas.

Tiradentes estava no Rio de Janeiro, e tentou esconder-se. Em vão: foi preso e o processo durou 3 anos. O processo durou 3 anos, sendo afinal lida a sentença dos prisioneiros conjurados. No dia seguinte uma nova sentença modificava a anterior, mantendo a pena de morte somente para Tiradentes.

Foi enforcado a 21 de abril de 1792, no Largo da Lampadosa, Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado; sua cabeça, erguida em um poste em Vila Rica; sua casa, arrasada, e seus descendentes foram declarados infames.

Este é o momento de lembrar o desejo expresso no pensamento atribuído ao Alferes Joaquim José da Silva Xavier: Se todos quisessem, poderíamos fazer do Brasil uma grande Nação. O objetivo maior a nos orientar é o de tornar realidade o sonho de Tiradentes e seus companheiros de ideal: a conquista de uma Nação livre, moderna, íntegra, com qualidade de vida que assegure a todos o direito pleno à cidadania.

Fonte: INFONET