quinta-feira, setembro 29, 2005

Cantinho Espírita


MEDIUNIDADE
OBSTÁCULOS QUE DIFICULTAM A PRÁTICA DA MEDIUNIDADE

O maior obstáculo é a ignorância ou o desconhecimento de suas leis. Disso resulta sua utilização incorreta e irresponsável, trazendo prejuízos e dissabores ao próprio médium e a quem lhe recorre às faculdades. Nessa categoria estão os pretensos “resolvem tudo”, pessoas de índole fanática, os adivinhadores ou ledores de sorte, os ideologicamente fascinados, etc.
Outro inconveniente é o fato de todo médium iniciante receber impressões desagradáveis de espíritos inferiores, em função de sua insegurança e inexperiência.

EDUCAÇÃO E MORALIZAÇÃO MEDIÚNICA

O correto exercício da mediunidade faculta o intercâmbio racional e produtivo entre a humanidade física e a espiritual, desdobrando amplamente os conceitos de fraternidade e solidariedade.
Assim, o médium educado e moralizado, consciente das reais finalidades de seus dons, torna-se precioso instrumento de auxílio e esclarecimento. Por seu intermédio, permite que os bons espíritos desencarnados enviem mensagens esclarecedoras, ao mesmo tempo em que auxilia e ameniza aflições de entidades espirituais em desequilíbrio e sofrimento.
Com sua percepção equilibrada pelo estudo e pelo esforço no Bem, o canal mediúnico passa a ser importante via de acesso e discernimento com o mundo invisível.
A educação mediúnica, orientada pela codificação kardequiana, adestra o médium a perceber, classificar e direcionar as impressões positivas ou negativas recebidas. Aproveitando as boas sugestões e refutando as más, põe-se, com segurança, a caminho do progresso.
Ao contrário, todo médium negligente, descuidado do labor de sua auto-edificação, torna-se presa fácil dos espíritos inferiores, causando prejuízos a quem lhe recorre às faculdades, além de perder significativa oportunidade de redenção e elevação, pois compromete-se com as leis divinas.

CLASSIFICAÇÃO DOS MÉDIUNS

MÉDIUNS DE EFEITOS FÍSICOS

Podem ser divididos em dois grupos: os facultativos, que têm consciência dos fenômenos por eles produzidos e os involuntários, ou naturais, que são inconscientes de suas faculdades, mas são usados pelos espíritos para promoverem manifestações fenomênicas sem que o saibam.
Por serem dotados de faculdade capaz de produzir efeitos materiais ostensivos, esses médiuns contribuíram grandemente pela divulgação das idéias espíritas. Eram muito comuns e, em grande parte, foram responsáveis pelo advento do espiritismo, pois suas manifestações chamavam a atenção das pessoas para a realidade do fenômeno. Normalmente, seus trabalhos são voltados para o despertamento da incredulidade humana, levando-a a cogitar sobre a existência dos espíritos e as realidades do mundo invisível. Os fenômenos são de ordem material, como movimento de objetos inertes, ruídos, voz direta, curas fenomênicas, transportes, levitação de corpos, interferências em contatos por instrumentos eletrônicos como TCI e EVP, etc.

MÉDIUNS DE EFEITOS INTELECTUAIS

São médiuns cujas faculdades produzem comunicações inteligentes, de conseqüências morais e filosóficas. Através delas podemos entrever as dimensões invisíveis e particularidades do modo de vida dos seres espirituais.
Neste estudo, abordaremos alguns tipos de médiuns de efeitos intelectuais, conforme os classificou Allan Kardec.

MÉDIUNS SENSITIVOS OU IMPRESSIONÁVEIS

São pessoas suscetíveis de sentirem a presença dos espíritos por uma vaga impressão da qual não podem se dar conta. Essa variedade não tem um caráter bem definido. É a faculdade rudimentar indispensável ao desenvolvimento de todas as outras.
Esta faculdade se desenvolve pelo hábito e pode adquirir tal sutileza, que aquele que a possui reconhece, pela impressão que experimenta, não só a natureza, boa ou má, do espírito que se aproxima, mas até a sua individualidade, como o cego reconhece, por uma razão desconhecida, a aproximação de tal ou tal pessoa. Torna-se, com relação aos espíritos, verdadeiro sensitivo. Um bom espírito produz sempre uma impressão suave e agradável, a de um mau espírito, ao contrário, é penosa, angustiosa, desagradável.

Obras consultadas e sugeridas:
O Livro dos Médiuns, Allan Kardec, Federação Espírita Brasileira
O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, Federação Espírita Brasileira
Mediunidade (Vida e Comunicação), J. Herculano Pires, Edicel.
Mediunidade, Tire suas Dúvidas, Luiz Gonzaga Pinheiro, EME Editora.
Mediunidade: Caminho Para Ser Feliz, Suely Caldas Schubert, editora Didier.

Consciesp