Datas Comemorativas
DIA DA ESQUADRA
Fazendo-se uma retrospectiva instantânea da História da Humanidade, constata-se que todos os povos possuidores de grandes Esquadras fizeram valer seus interesses e prosperaram. Assim foi com fenícios, gregos, romanos, cartagineses, portugueses, espanhóis, ingleses, franceses e outros. Cada um em sua época, por vezes até simultaneamente, dividindo o mundo em áreas de influência.
Nosso país altamente dependente do transporte marítimo para o comércio exterior, que movimenta mais de 100 bilhões de dólares anuais. Em tempos de crise, obviamente este transporte necessitará ser protegido, assim como as diversas plataformas de petróleo que possuímos no mar, algumas bem distantes do litoral.
Temos, portanto, um vasto território líquido e um imenso patrimônio a preservar e defender. Daí a importância da nossa Esquadra, principal parcela do Poder Naval Brasileiro. A ela caberá defender nossa soberania no mar.
Preparo da Esquadra Brasileira
Feito basicamente por meio de instrução e adestramento em terra e no mar. Em terra, por intermédio de três grandes Centros de Adestramento, um para cada ambiente em que se opera, ou seja, o Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML), para o adestramento das tripulações de Superfície, o Centro de Instrução Almirante Átila Monteiro Aché (CIAMA), para os Submarinistas, e o Centro de Instrução Aeronaval (CIAAN), para os Aviadores Navais. Por intermédio da atuação desses três Centros a Esquadra é adestrada, economizando combustível e horas de funcionamento de equipamentos reais.
Fonte: Marinha do Brasil
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home