quarta-feira, outubro 05, 2005

Datas Comemorativas

05 DE OUTUBRO
DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS

Hoje é dia dos animais porque também é dia de São Francisco de Assis, aquele santo que conhecemos pela imagem do frade que alimenta as aves e que baseou sua vida no amor por todas as criaturas, inclusive os animais.
Segundo os paleontólogos, os animais surgiram no período Cambriano na era Paleozóica – mais ou menos entre 500 e 300 milhões de anos atrás.
Os animais são criaturas importantes para o equilíbrio ambiental e merecem ser respeitados como seres vivos que são. Em 1978, a UNESCO aprovou a Declaração Universal dos Direitos do Animal. No texto da declaração constam artigos que protegem os bichos da exploração, do abandono, do tráfico e do extermínio. De acordo com a declaração da UNESCO, o conhecimento humano deve ser voltado também para o benefício dos animais.
É uma pena que não são todos os animais que têm seus direitos cumpridos. Nas grandes cidades, podemos ver muitos cães e gatos abandonados e cavalos que trabalham até a exaustão. O tráfico de animais ainda é muito grande e alguns deles estão em extinção por causa da procura do homem por animais exóticos, para a exploração de sua imagem ou de sua carne e pele.
O urso panda asiático se tornou o símbolo da luta contra a extinção dos animais por causa de seu jeito desengoçado e de seu olhar desamparado. Sua pele e carne já foram muito procuradas, por isso, restam cerca de apenas mil pandas em todo mundo, quase todos morando em cativeiro, ambiente que torna sua reprodução muito difícil.
Além do panda, espécies brasileiras como a ararinha azul e o mico-leão dourado também são raras. O Brasil possui cerca de 208 espécies em extinção.
Na contramão disso, há animais que são tratados como reis. Hoje, os animais de estimação estão sendo tão bem tratados que já possuem comida especializada e até psicólogos. Há quem diga que isso é resultado da superficialidade nas relações afetivas humanas.

Fonte: UFGNet