sexta-feira, março 03, 2006

Cantinho Espírita

CADA ATO É UM PASSO

Esperar o amanhecer para começar uma nova tarefa. Muitos passam o tempo esperando o amanhã, sem saber que o futuro começa agora.
Não deixem que o entardecer faça temível a noite. O tempo é muito relativo. A concepção que vocês têm a respeito do tempo e do espaço é muito limitada, pois não há hora certa para lutar, para ajudar a um irmão necessitado. Também não quero dizer que devem incorporar, psicografar ou falar a qualquer hora, não é isso o que digo. Apenas faço uma revelação de que, muitas vezes, a maioria de vocês deixa para outro dia as suas tarefas e pensa que não fará falta. Toda ajuda a mais é bem vinda. Criem raízes dentro de vocês mesmos. Não escolham a evolução espiritual como o planejamento de uma empresa. A parte racional do ser humano tem uma importância muito grande, mas não pode limitar-lhe o desenvolvimento espiritual. Procurem incentivar os colegas que estão mais desleixados, mesmo que apenas mentalmente. Lembrem-se: todos são seres únicos. Não há um fio de cabelo exatamente igual ao outro. Todos são de grande importância, todos devem cumprir sua função. Talvez, cair e levantar faça parte da história do crescimento do grupo. Mas caminhem agora, como se já houvesse chegado o amanhã.
Não deixem que o passado tome conta de si mesmos. O que passou não pode mais ser refeito. Consertem o que quebrou e sigam em frente. Não esmoreçam, a seara do Pai é algo indescritível. É bom ver a edificação que vocês fazem para glorificar esta senda. O caminho é o de perseverança e dedicação. Cada gota d'água tem sua importância no oceano.
Cada gota de orvalho que cai ao anoitecer é resultante da transformação de muitos elementos químicos. Deixem que essa transformação ocorra também em vocês. Ninguém viu a reação química que houve nessa gota de orvalho. Mas, ao amanhecer, viram-na em cada folha. E assim é com todas. Muitas vezes, para se ter um resultado, é preciso esforço, empenho e até que se tenha reações inusitadas, como quedas, desistências e desânimo. É assim mesmo. A árvore tem que ser derrubada para que possamos ter uma mesa para escrever. O importante é não nos omitirmos da função que temos a desenvolver, não só na casa espírita mas em todos os meios sociais em que vivemos. Chegará o dia em que a perfeição será maior e seremos "energia pura". Mas, para isso, temos que trabalhar e trabalhar, sem deixar de lado nossa vida, pois cada ato é um passo nessa caminhada de evolução.

(Um irmão de luz)