quinta-feira, outubro 06, 2005

Datas Comemorativas

06 DE OUTUBRO
DIA DO PERDÃO (YOM KIPPUR)

Yom Kipur, o Dia do Perdão, é o dia mais sagrado e solene do ano para os judeus, o auge dos Dez Dias de Penitência iniciados em Rosh Hashaná. Neste dia, em cada congregação, os rolos da Torá são retirados da Arca Sagrada e carregados dentro da sinagogas. O Kol Nidrei, a anulação de todos os votos, é recitado antes do pôr-do-sol enquanto a congregação fica de pé, ereta.Sua melodia tradicional infunde em cada um dos presentes um sentimento de reverência. É o início de um dia de jejum e abstinência, quando o material se submete ao espiritual e cada judeu vai examinar seus atos e buscar perdão pelos erros que cometeu contra Deus. É um dia de arrependimento e perdão.
Yom Kipur é este dia único, especial e indispensável, no qual o homem tem condições espirituais para se aproximar de Deus. Neste momento, poder do mal é suspenso e a Santidade Suprema é revelada. O homem tem a possibilidade de se elevar espiritualmente atingindo o nível dos anjos. Os pecados que cometeu contra D'us, se ele se arrepender sinceramente, serão perdoados, permitindo-lhe retomar seu caminho em direção à Luz.
Neste dia, assim como os anjos, Israel não come, não bebe, não usa sapatos de couro. É o único dia em se pode recitar em voz alta a bênção do primeiro versículo da oração Shemá Israel: "Bendito seja o Nome da glória... eternidade". Segundo a tradição, no momento em que recebeu a Torá e a trouxe para o povo de Israel, Moisés ouviu esta bênção dos anjos. Sendo esta oração dos anjos, é recitada em voz baixa o ano inteiro. Apenas em Yom Kipur, quando Israel se assemelha a um anjo, esta frase é dita em voz alta.

Fonte: Revista Morashá